terça-feira, 27 de maio de 2014

Vai Ter Copa Sim

Eu sempre tive uma certa antipatia, para não usar o termo raiva ou nojo, daquelas pessoas que eu encontrava em uma festa totalmente apáticas, não gostando, mostrando que aquela não era a “vibe” que elas queriam, totalmente estranhas, mas no dia seguinte via fotos animadas, pose sexys, línguas pra fora, uma alegria e espontaneidade que não faziam parte do momento. Em suma, eu sentia mesmo era pena daquelas pessoas que não assumiam o que eram ou o que gostavam.
 
E aí vem a Copa, a copa do mundo aqui no Brasil, e eu sinto a mesma coisa, só que ao contrário...
Pode parecer confuso, mas nem é tanto. E longe de mim querer entrar em méritos políticos, questões morais do que é ou não preciso para a melhoria do país ou qualquer coisa do tipo. A missão aqui não é polemizar, mas sim dar minha opinião.
Eu como grande parte da minha geração sempre fui apaixonado por Copa do Mundo.  Minhas lembranças sobre elas tem início em 90, algo bem distante, porém em 94 com aquele tetra elas se tornaram inesquecíveis.
Eu sempre sonhei com a Copa do Mundo, a princípio como toda criança em jogar, mas logo ficou claro minha falta de habilidade e aí passei a sonhar apenas em ir. Tive duas oportunidades claras, mas uma falta de planejamento não me possibilitou de realizar esse sonho.
Agora chega 2014 e uma Copa aqui no Brasil. Fico até animado, mas óbvio que imaginei que a copa seria diferente: com uma facilidade de ir em jogos, estádios mais pertos, sem ter que atravessar todo país para acompanhar a seleção e tantas coisas mais. Óbvio que eu não estou satisfeito com os gastos astronômicos e mal planejados, óbvio que não estou satisfeito com os atrasos e com a piada que viramos lá fora, e assim, óbvio que não estou satisfeito com o governo pelo qual não votei e nem nunca estive satisfeito, mas a Copa não... A Copa não tem nada a ver com isso.
Sim, já deu no saco também esse discurso revolucionário de “Não vai ter Copa”, assim como o a “Copa nada tem nada a ver com isso”, mas realmente não tem. Ainda assim, o que parece é que o povo brasileiro, como o pessoal da foto que não aceita deixarem perceber que eles não estão curtindo tanto a festa assim, também deixa de ter uma alegria no rosto por uma tão esperada Copa pra não dar o braço a torcer pro mundo, de que somos roubados e sorrimos ainda assim, que agora o povo mudou, e que chegou a hora de do respeito. Mas a Copa tem culpa ?
A verdade é que o roubo aconteceria de qualquer maneira como já acontece há 12 anos do governo PT. O roubo vem acontecendo em cada obra, em cada campanha política, em cada multa, em cada imposto, em cada aumento abusivo de preços, em cada inflação. As próprias Olimpíadas estão ai, com obras atrasadas, superfaturadas, iguais ou parecidas com a Copa. Vamos esperar até 2016 pra começar a reclamar e colocar a culpa nas Olimpíadas?
E assim, no meio disso tudo, talvez para justificar anos de silêncio surgiram discursos:
”O Brasil não precisa de estádios, precisa de hospitais” eu concordo discordando. O Brasil precisa muito mais de hospitais por uma questão de saúde, de serviços de necessidade básica, mas também precisa de estádios, também precisa de esportes, precisa de exemplos vindo deles, precisa de ídolos que tirem tantos e tantos jovem carentes e os coloque atrás de um sonho, que os ensine a competir, a ganhar e perder, a ter disciplina e cogitar uma possibilidade de vencer na vida. Uma coisa não anula a outra. Mas a Copa do mundo tem culpa do Brasil não ter hospitais e ter superfaturado na construção dos seus estádios?
“O brasil não precisa de jogadores precisa de professores”. Concordo discordando novamente. Claro que o Brasil precisa de um ensino digno para todos, precisa que seus jovens frequentem a escola, tenham condições de estudar, mas o esporte já mostrou em alguns países desenvolvidos ser uma excelente forma de inclusão a educação através de bolsas de estudo para universidades, fazendo com que todo aspirante a atleta mesmo que não consiga algo do esporte, também tenha um diploma. Tanto que todos os atletas de ponta dos EUA tem diploma superior. Agora é culpa da Copa da não valorização dos professores e o não uso do esporte com uma forma de acesso a educação?
Por isso que digo que tem que ter Copa sim. Ela não tem culpa de nada.
E mesmo com todos os pesares eu assumo que gosto dela. Gosto pela Copa, sendo ela onde for. Gosto pelo esporte, pela competição, pela festa, pela alegria, pela a bebida pós jogo, pela reunião entre amigos, pelo futebol bem jogado, pelas lembranças inesquecíveis, pelos choros e sorrisos, e porque a história agradece...
Se vai ser grande ou pequena eu não sei, se vai ser a melhor ou pior eu também não sei. E pode até ser que essa Copa seja ruim, desorganizada, sem estrutura, com confusões, com jogos chatos, deslocamentos surreais e todos os problemas que já estamos cansados de saber.
Mas ainda assim, você mesmo chateado com tudo que acontece, também pode tirar a máscara por um momento e participar, afinal a Copa pode até ter vindo em uma péssima hora, mas ela tem culpa que há 12 anos você não sabe votar?

Nenhum comentário: